quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Minha Terra - Poesia

Eu sempre andei muito elegante
Na terra em que nasci
No bairro chamado Cavalcanti
Que fica em meio aos montes, bem ali.

O local era denominado laranjal
Onde as crianças corriam livres
Os cantos dos biquinhos no matagal
Momentos que jamais esqueci

Minha terra tem o gosto pelo samba
Ama as praias, o carnaval e o futebol.
Lá eu jogava os campeonatos de várzea
Soltava pipas até debaixo do sol

Lembro-me que existia um belo jardim
Onde eu pegava flores para minha amada
Ele ficava no quintal da minha vizinha
E desse bosque hoje não sobrou mais nada

Eu ando em todos os lugares
Até o oceano atlântico já atravessei
Mesmo assim eu nunca deixo de ir
No humilde lugar em que me criei

Minha cidade também é muito grande
Uma das maiores metrópoles do Brasil
O progresso não acabou com o seu charme
Cidade mais maravilhosa que já se viu.


Cavalcanti faz divisa com os bairros de Cascadura, piedade e Tomás Coelho. É cortado por uma via férrea, berço da Escola de Samba Em Cima da Hora e de algumas celebridades como Sérgio Cabral (pai), ator Carlos Vereza, o dançarino e Coreógrafo Carlinhos de Jesus, a modelo Ângela Bismark, os treinadores de futebol Jair Pereira e Renê Simões, o ex. goleiro Mauro do Flamengo, Vasco e Madureira e o ex. jogador Jorge, autor do gol que deu o último título carioca ao América em 1960, além de vários sambistas de nome. No dia 29 de junho lá se comemora a festa do padroeiro Apóstolo SÃO PEDRO, festa que dura toda a semana. Já foi um bairro industrial servindo inúmeras metalúrgicas, é detentor da casa Publicadora Batista. O bairro cresceu muito em população, mas não perdeu o seu charme. Atualmente a Prefeitura da cidade reformou toda a pavimentação de suas ruas, dando dignidade e prazer aos moradores e visitantes. É um bairro tranquilo, com características de subúrbio onde ainda pode-se ver crianças brincando de pique, pulando amarelinha e jogando futebol.

Um comentário:

Derland disse...

Seu blog e excelente, seus textos também são ótimos, vou tentar me inspirar no seu blog para melhorar o meu, se quiser depois e só da uma olhada o link ta logo a baixo: http://derlandreflexivo.blogspot.com/