quarta-feira, 21 de março de 2012

Instinto ou vontade? - Prosa Poética


Na vida o homem busca sempre ser o melhor, e, é natural que isso ocorra, mas na medida em que ele diz ter vencido por instinto, provoca algumas oposições...!

O instinto aflorado tende a enfraquecer a razão humana, ele é explosivo e impaciente... nele, não há progresso...!

A força está no instinto, mas a inteligência não... ele as vezes é animal e se alimenta da violência... abastece quem já se sente em desvantagem e ignora o bom senso...!

Todos têm seus instintos, mas eles deverão sempre ser amparados numa razão bem definida... deverão ser fortalecidos numa consciência bem desenvolvida... e aprovado numa união coletiva...!

Já a vontade leva o homem a agir com conhecimento e valor... não encontra barreiras em sua persistência... e nem fraqueza em seus propósitos...!

No desejo do homem, assim será a sua vontade... nela estarão todos os seus atos e, em consequência disto, ele traçará o seu destino...!

No desejo do homem, a sua boa vontade prevalecerá... seus caprichos serão bem conduzidos... e a sua vontade propiciará a sua felicidade...!

No fundo, em qualquer ação se deve ter a vontade de aprender... se deve ter determinação e acreditar em si mesmo, só não deve ter, é o instinto exacerbado...! Pois, a diferença entre o possível e o impossível está na vontade humana e não no seu instinto...!

A ambição do homem não pode aguçar os seus instintos... ele não deve ser alimentado por uma necessidade muitas das vezes louca...!

Quanto à vontade de vencer, é ela que provoca um crescimento considerável, é ela quem revigora e desenvolve a pessoa... e, além de ser serena, se desenvolve com o tempo.

9 comentários:

Sónia M. disse...

Tudo tem que ser com peso e medida. O exagero leva sempre ao sufoco de caminhos sem sentido.

Um abraço
Sónia

*Verinha* disse...

Olá Djalma!
Eitaaa que surpresa maravilhosa tive ao entrar aqui em seu cantinho... sei que ando meio ausente mas não esperava encontrar tudo tão diferente :) .. mas.. ficou lindo!!!.. Fiquei encantada com as prosas poéticas.. parabéns!!!

Um beijo grande em seu coração..
Verinha

Bandys disse...

Djalma,
Sempre que entro aqui saio enriquecida com suas posas poéticas. Saber que a boa vontade e a vontade levara a felicidade já é uma grande diferença.

Te deixo:

Descomplicar é olhar para o coração e ver o importante. Permanecer com o que é real, manter a vida simples. Permitir que a sabedoria natural me guie em direção ao caminho mais fácil. Quando descomplico me torno um aprendiz natural, sem culpa. Passo a rir dos meus erros, agradeço a eles por tornar as coisas mais claras e então continuo a seguir. Todos os dias deixo algo para lá, criando espaço na minha vida para novas ideias e experiências.”
Brahma Kumaris

Obrigado pelas palavras gentis que deixou pra mim.

Beijos

Osmar Ribeiro disse...

Alô Djalma ok?
visitei,gostei e me cadastrei!!
adorei seu trabalho!
suas palavras é de grande impacto!
convido a visitar meu blog misturado e juntar-se ao meu grupo de amigos!

******************************
forte abraços e fique com deus!

Angela disse...

Olá, amigo!
Ótimo texto para reflexão!
Nossas escolhas devem sempre ser pautadas na serenidade, no bom senso e especialmente no amor. Assim é mais fácil acertarmos! Abraços carinhosos

Fátima disse...

Oi Djalma,

Eu vi esse texto, não sob a ótica da poesia(não que não haja) mas sim da ajuda. São textos reflexivos e não levam a voos sem direções e sim com rumos certos, passam experiência, maturidade e mantém os pés na realidade.
Gosto muito.

Beijo meu

Suu Munizz disse...

Adorei o post!O home não pode ser dominado por seus "instintos",uma vez que podemos usar o bem senso e a inteligência pra solucionarmos as nossas vontades.
Muito boa reflexão.
Abraço e um ótimo final de semana,=)

Rita disse...

Tudo muito bom por aqui,ador ler seus
posts,desejo uma bela noite e um
domingo alegre abraços com carinho Rita!!

Analine disse...

Analisar e repensar nossas escolhas com sabedoria e bom senso. Assim caminharemos com maior segurança. Ótimo texto!
Saudades suas em meu blog...rs
Beijos