quinta-feira, 3 de maio de 2012

Dependência Química - Mensagem de Texto


Droga é o nome genérico de substâncias naturais ou sintéticas que alteram o comportamento físico e emocional daqueles que as consomem. O seu uso indiscriminado pode provocar rapidamente a sua dependência, prejudicando o individuo no meio social em que vive. Os problemas causados pelas drogas são gravíssimos, se caracterizam por alterações mentais ou físicas, dificultando o controle do uso ou sua total abstinência.

Ao usar drogas, o usuário, pensa estar fazendo bem ao seu organismo, pois no primeiro momento, após usá-la sente um bem estar, mas logo a seguir é tomado pela necessidade de consumir mais e mais. A dependência química atinge a estrutura física da pessoa e na medida em que ela vai usando as drogas, o seu organismo começa adquirir certa resistência aos seus efeitos, o levando a consumir cada vez em maiores quantidades.

Muitos jovens pensam que consumindo drogas simplificarão os seus problemas, pensam que terão maiores aceitações nos meios sociais em que vivem, só que eles esquecem que com o tempo vem à dependência, os amigos serão os primeiros que irão se afastar e os seus problemas irão se ampliar.

Todo tipo de droga é prejudicial à saúde, seja lícita ou não, alguns usuários têm uma resistência maior devido a sua robustez física e uma boa personalidade, e por isso, conseguem conviver em outros ambientes sem prejudicar a si próprio e as pessoas que se relacionam com eles, contudo, a grande maioria se perde nas drogas e destroem por completo as suas vidas.

Entre as drogas mais comuns utilizadas está o álcool, que na sua maioria das vezes causa a depressão e pode danificar principalmente o fígado; a cocaína, que causa danos cerebrais irreversíveis e a maconha, que reduz as defesas do corpo e provoca a perda da memória, além de afetar a percepção e a coordenação motora e quando o usuário é jovem atrapalha inclusive o seu desenvolvimento físico.
           
Não se iludam com essas passeatas pela liberação das drogas, quem as defendem são os usuários e os seus familiares que perderam o controle sobre eles, legislando em causa própria e pessoas que pensam em tirar vantagens futuras com o livre comércio da maconha. Jovem muita atenção para o que você anda fazendo de sua vida, se liga, drogas, se fosse bom não teria esse nome.

7 comentários:

Raimundo Soares de Andrade disse...

Fico feliz por pessoas como você que tomam tempo e publicam coisas de extrema importância a toda a sociedade. Abraços , com carinho. Ah. POsso postar esse artigo no meu blog?( com os devidos créditos né) só mudarei a imagem.

Vida de uma ex Drogada disse...

Boa tarte Djalma,

Se tem algo que conheço, e não é por teoria, mas sim por ter vivido, sentido na pele, é o mundo das drogas.
Se em algum momento sentir interesse leia meu blog.
Penso que vale a pena ler desde a primeira postagem é minha vida toda com esse inferno que são as drogas.

http://vidadeumaexd.blogspot.com.br/

Muito obrigada
Abraço
Vida F.

Vida de uma ex Drogada disse...

Texto consciente.

Eu sou completamente contra, mil vezes contra a liberação das drogas, sempre fui, mesmo quando usava.
E só pro governo "mamar nessa teta" que ainda não é dele de forma permitida.
E, só pra uns 10 idiotas que se iludem querendo dar algum crédito positivo as drogas, quem defende isso, nunca sentiu na pele ou muito próximo o real problema que são as drogas.

Kellen Bittencourt disse...

Olá amigo, já estava sentindo falta desse espaço, bom estar de volta, acho super feliz a sua colocação, detesto ser preconceituosa, mas acho que não é o caso, tbém sou super contra essa liberação! abraçoooosss

BRISA disse...

Amigo
Que bom que vc escreveu este texto. Que os nossos governantes olhassem mais pelo nossos jovens.Droga diz tudo.Uma feliz sexta feira para vc. Com carinho
BRISA

Raimundo Soares de Andrade disse...

Boa tarde. Acabei de postar seu artigo no meu blog. Muito bom. Abraços. Veja o link:
http://prrsoaresamigodedeus.blogspot.com.br/2012/05/dependencia-quimica-mensagem-de-texto.html

*Verinha* disse...

Belíssimo texto Djalma.. com certeza um alerta a todos, principalmente para esses nossos adolescentes que tanto tem perdido a vida com isso... lamentável!

Beijão imenso em seu coração...
Verinha