terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Nostalgia Aos Montes - Mensagem de Texto

A nostalgia parece não findar! A ciência com suas certezas temporãs e o comércio pensando em se movimentar. Os empresários querendo e conseguindo sumir com as sacolinhas plásticas, enquanto voltam às garrafas de vidros. As novelas são de cenas retro, uma atrás da outra, histórias do início do século passado. Perceberam na novela Lado a Lado, as revoltas da vacina de 1904 e da chibata em 1910. Gabriela apresentou o coronelismo de Ilhéus dos anos vinte, com certeza são mais emocionantes do que os temas atuais.

Tudo parece um vai e volta sem cessar... Percebo isso nas modas que sempre voltam, é o cafona retomando o seu lugar. Já os times de futebol demoram ao velho aceitar, chegam ao topo e não permitem que os seus antigos rivais cheguem até lá.

Que beleza são as noites cariocas, sempre com seus Flashbacks espalhados pelos clubes afora, enquanto o estilo de dança chamado “charme” oriundo do final das discotecas, estampa as tela da TV, nos emocionando e matando a saudade. Até a Lapa, que por muitas décadas foi esquecida, está sendo reestruturada para reviver seus altos momentos de glória. O charme da cidade maravilhosa está sendo percebido novamente depois da integração dos três poderes, onde juntos destroem os guetos, criando uma repulsa aos cartéis que queriam se instalar de vez por aqui.

Como era bom curtir as festas americanas, o carnaval de rua, os blocos, as festas a fantasia e juninas, hoje tudo e todos estão retomando as suas forças.

Acredito que com a diminuição da violência, ainda voltaremos a sentar nas cadeiras de praias nos portões das casas para assistir a beleza do luar junto aos encantos das estrelas, acredito que os vizinhos voltarão a ser parentes novamente ao invés de meros desconhecidos, acredito que voltaremos às relações de respeito e a palavras voltarão a terem o seu valor como de outrora, acredito que o velho não será somente um peso para sociedade, mas uma grande enciclopédia viva com as suas superstições, receitas caseiras e conselhos, que em muito ajudam aos jovens, acredito que as peladas e os campeonatos de várzea nas datas importantes e nos finais de semanas voltarão a ser um atrativo a mais para comunidade local, acredito que tudo de bom é possível retornar, e isso não faz de mim um sonhador, mas um homem nostálgico no que tange as coisas boas do passado, até porque, estamos vivendo uma fase retro.

Nenhum comentário: