domingo, 4 de agosto de 2013

Retrabalho - Prosa Poética


No caminho escolhido para caminhar busquei encurtá-lo ao máximo que pude, com fins de tirar proveito da vida enquanto jovem... Não sabia que no final teria que voltar para refazer o tal caminho...!

Quando buscamos o aparente mais fácil, tudo se torna bem mais difícil, pois o retrabalho geralmente dá mais trabalho... isso quando temos a oportunidade de refazê-lo...!

Amigos de longas datas se perderam pelo caminho, alguns ficaram pelos caminhos, já outros voltaram mais cedo do caminho e nenhum alcançou os objetivos pretendidos...!

O retrabalho mostra que erramos na primeira tentativa... e ele é a oportunidade dada por Deus para quem tem a sensibilidade apurada, talvez a última chance de se redimir...!

O retrabalho faz o ser fazer tudo aquilo que ele não queria fazer por pura insensatez... fruto do desleixo provocado pela juventude descompromissada com a própria vida...!

Alguns pensam que os pais os ajudarão pelo resto de suas vidas... tolos, não sabem que a qualquer momento podem perdê-los...!

Ao ficarem velhos os pais perdem a energia e o vigor físico daí, só restará o cansaço...!

Saiba que a vida já se apresenta na infância com os deveres escolares, depois vem o serviço militar, os compromissos sentimentais e por fim, a construção da trajetória escolhida como meio de sobrevivência...!

Saiba que a vida nos cobra total responsabilidade com ela, e quem desprezá-la, de alguma forma, vai pagar o preço pela indiferença... depois não adiantará reclamar...!

A vida também dá sempre uma nova oportunidade, basta a pessoa agarrá-la ou não... a vida traz o amadurecimento na dor, basta em silêncio por ela passar, para no futuro tudo voltar a dar certo...!

A vida é um conjunto de normas que nos faz caminhar pelo trajeto correto, sem o tal jeitinho brasileiro, sem as influências ou os apadrinhamentos, mas pela competência dada pelo Deus Altíssimo...!

Saiba que a graça comum não tem nada haver com a salvação da alma, ela é um talento que foi inserido dentro de cada um de nós, uma intuição divina que nos leva a entender os nossos verdadeiros dons...!

Ao entendermos os nossos ofícios aprendemos que não estamos sós, alguém muito maior está preocupado com as nossas vidas... isso nos motiva seguir pelo caminho certo, isso fortalece o nosso interior...!

Aqueles que escolherem ir por trilhas abertas pelo caminho poderão não chegar, correrão o risco de desperdiçar, ainda jovem, toda uma vida... portanto, estejam atentos aos caminhos que desejam seguir...!

E pela trilha, jamais...

2 comentários:

Lu Nogfer disse...

Belíssimo texto reflexivo!

Beijos saudosos!

Lucinalva disse...

Olá Djalma

Texto maravilhoso. "A vida dá sempre uma nova oportunidade", gostei da frase. Bjs querido.