quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Sentindo Saudade - Prosa Poética


A saudade é um sentimento maravilhoso quando traz boas lembranças ou se pode matá-la, mas quando tudo isso se torna impossível é desastrosa...!

A saudade faz parte da vida de todos, mas também provoca confusão... na verdade, eu fico a pensar: devemos senti-la ou sofrer em nome dela...?

A saudade é sentimento às vezes maravilhoso, já em outras oportunidades desastroso, pois não tem o poder de trazer ninguém de volta, mas a pior saudade é aquela que sentimos por alguém que está perto...!

Quando sentimos saudade percebemos o quanto fomos felizes e não aproveitamos, e nem sempre ela quer dizer que estamos separados de fato, mas demonstra uma vontade imensa de voltar para aqueles momentos felizes...!

Quando sentimos saudades percebemos que algo carimbou o nosso coração com bastante propriedade e firmeza e até hoje mexe com o nosso interior...!

Quando sentimos saudades percebemos que não valorizamos aquilo que nos foi dado e que hoje nos faz uma falta danada, mas não podemos reconquistá-lo...!

Este sentimento faz com que percebamos a presença de pessoas que passaram por nossas vidas e deixaram um pouco deles conosco, boas lembranças...!

Este sentimento faz os olhos marejarem, a ponto de apequenarmos tudo a nossa volta pela vontade de ver um instante do passado ser revivido...!

Este sentimento faz a nossa alma querer voltar a lugares impossíveis de serem revisitados... o passado já foi, as estrutura dos lugares já não são mais as mesmas, as pessoas presentes ali são outras...!

Triste é ter um sentimento de saudade por coisas que queríamos que acontecesse, mas não aconteceram... amar um passado inexistente é muito ruim...!

Triste é ter um sentimento de saudade que provoca dores sem precedentes... neste momento falta-nos forças para entender o porque de tanto sofrimento...!

Triste é ter um sentimento que enfraquece tanto o nosso ser sem dó nem piedade... daí, eu me pergunto: pra quê plantar saudade se podemos plantar esperança para colher felicidade...!

Acredito que a saudade provocada pela ausência de uma pessoa tão querida pode provocar dores na alma e no corpo, mas também temos outras formas de buscarmos a felicidade...!

Não devemos ficar presos ao passado, mesmo sabendo que ninguém substitui ninguém.

2 comentários:

Ateliê Tribo de Judá disse...

Olá Djalma,
É por essas e outras que saudade é a 7ª palavra mais difícil de traduzir, acredito que os sentimentos são tantos que confundem o tradutor.
Texto muito tocante.
Beijos
Joelma

Ordem do Saber disse...

O que mais dói talvez nem seja a saudade de uma pessoa, mas de um sentimento.

Um bom domingo meu caro.