sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Memória - Mensagem de Texto


A memória é uma caixinha muito interessante e funciona com bastante propriedade, pois ao se autoquestionar, o homem passa a se conhecer melhor e descobre as suas limitações pelas lembranças nela guardada. A interrogação não é a mesma para todas as pessoas, cada uma faz o seu autoquestionamento de forma particular e irrestrita, a fim, de obter as suas próprias respostas. Numa questão específica da crise da mente de uma determinada pessoa, a sua vontade e emoção são unânimes para mantê-lo no estágio atual em que ele vive ao ponto de mascarar todo sofrimento que possa vir sobre ele. Se o seu coração estiver endurecido por alguma razão à consciência fica prejudicada na sua análise mais profunda e irrestrita de sua crise. O mais engraçado é ver como essa memória tem um poder intenso de trazer boas e péssimas lembranças, que podem ajudar ou devastar uma vida por inteiro, e por isso o uso dela deve vir junto com uma reflexão mais apurada ou em forma de uma nostalgia maravilhosa. A memória às vezes nos trai em outras oportunidades nos alegra bastante, mas o importante é ter uma boa memória. Assim diziam os antigos: focalize a sua atenção nas coisas importantes e não permita que outros pensamentos povoem o seu cérebro neste momento, para que possa manter nessa caixinha o que realmente lhe interessa. Essa forma de estimulo das suas percepções fará que com que tenha uma boa regularidade nos seus pensamentos e lembranças.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A Crise da Maturidade - Mensagem de Texto


Quando o homem consciente chega aos cinquenta anos, ele olha para trás e fica satisfeito com os seus feitos. Neste instante ele pensa em fazer um check-up para tentar dobrar essa idade. Mas ao olhar para o espelho sente-se um pouco tristonho, pois a sua aparência já não é mais a mesma, porém, por outro lado ele se torna um sujeito mais rico com esse tempo vivido, é só observar a prata dos seus cabelos, o ouro nos seus dentes e o chumbo nos seus pés. E quando os resultados dos exames chegam, percebe-se ter crescido os seus bens, pois passa a ser campeão em açúcar no sangue também! Tudo na vida tem as suas vantagens e prejuízos, e nesta altura esse homem que já teve tanto tempo sem dinheiro, passa a ter dinheiro e fica sem tempo para gastá-lo. A preocupação com a aparência já não é tão importante e a sua cabeça parece até um escorrego de piolho, enquanto a sua barriga começa a mostrar uma saliência nada agradável. As rugas são inevitáveis com o tempo, mas em alguns casos torna-se um charme a mais mostrando a força das experiências vividas. Envelhecer com serenidade é muito importante para cada ser e tudo vale a pena quando a alma não é pequena, mas como é duro ter cinquenta anos, quando se quer ter vinte, rs.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

A Volta Dos Que Não Foram - Mensagem de Texto



É triste ver tanta gente arrefecendo dos seus sonhos por conta da falta de possibilidade de caminhar adiante. Pessoas que viram todos os seus sonhos e objetivos jogados fora por momentos de instabilidade na vida. Famílias destruídas pelos vícios, pela violência ou pela falta de responsabilidade de seus gestores. A falta de diálogo tem andado a passos largos ao lado dos tais direitos iguais, pois defensores de tantas bobagens incrementam campanhas e passeatas sem qualquer responsabilidade com a família, com a moral e com a vida. Banalizam tudo o que é correto para colocar no lugar coisas nefastas. Essa gente ainda recebe ajuda do governo e espaço na mídia e depois querem solidariedade do povo que sofre com as suas ações. Eu vejo com bastante tristeza os ataques das feministas a religião e o desejo de grupos internacionais de quererem introduzir no Brasil o aborto autorizado, pegam pesquisas norte-americanas e dizem que elas foram feitas por aqui. Apelos iguais pela descriminalização das drogas ecoam fortes pela nação, um absurdo sem precedente orquestrado por grupos de políticos socialistas. As drogas destroem a juventude completamente e a entrada para drogas mais fortes geralmente é a maconha, a que eles fazem bastante loby pela liberação. Daí você vê uma quantidade enorme de jovens jogando o futuro fora, os seus sonhos são suprimidos por tantas coisas incoerentes e sem propósito algum, as suas viagens são somente quando bebem ou nas drogas, e a entrega ao sexo imaturo é uma constante. Quando voltam das tais viagens percebem que não foram a lugar algum, em alguns casos pode ser até tarde demais.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Capacidade De Se Reinventar - Mensagem de Texto


Bacana poder ver as pessoas transformarem problemas em soluções. A força existente dentro de cada um de nós faz com que possamos superar dificuldades momentâneas em favor das soluções. Assim, poderemos sempre resolver as situações contrárias de momento. Pegando o esporte como exemplo, vemos a força do futebol brasileiro e a sua capacidade de se reinventar. Há dois anos o Corinthians lutava palmo a palmo com o Vasco na luta pelo título brasileiro, no ano passado foi o Fluminense com o Atlético Mineiro e neste ano presenciamos com alegria a disputa saudável entre Cruzeirenses e Botafoguenses, clube que por sinal, se supera a cada dia. Na nossa vida não é diferente, a imperfeição humana faz parte do nosso cotidiano e o orgulho (interesse egoísta de muita gente) colabora demais para as constantes falhas na tentativa de acertar. Esse defeito que todos nós acoplamos no nosso ser, em maior e menor intensidade, vem para devastar qualquer possibilidade de acerto. Mas se elevarmos as nossas aspirações, nos reconduziremos de modo permanente ao caminho do bem e se nos desgarramos dos maus instintos, acredito que tudo possa melhorar. A inteligência aliada a uma dose de sabedoria divina tende a nos proporcionar presentes valiosos. Daí nasce uma série de invenções, criações que poucos conseguem dimensionar pela grandeza dessas tais inspirações. Ao seguir por qualquer caminho as pedras sempre se apresentarão para nos levar a tropeçar, mas quem recebeu princípios de vida vindos de seus pais, saberão contornar cada um desses obstáculos em busca da vitória final. Como dizia Drummond: No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho.  Nunca me esquecerei desse acontecimento na vida de minhas retinas tão fatigadas. Mas digo eu: o que importa é na pedra não tropeçar!

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A Luta Diária do Trabalhador - Mensagem de Texto


Todas as manhãs aquela média com pão e manteiga nos botecos da cidade faz parte do cotidiano do trabalhador brasileiro, depois de uma longa viagem no trem abarrotado de gente. Logo após a chegada ao trabalho depois de marcar ponto no bar, ele vai enfrentar um expediente covarde onde os empresários só pensam em se arrumar. Na hora do almoço aquele disco voador é a regra, todos os dias tem um para comer, já no fim do dia, no momento vespertino, é hora de voltar para casa. Mas, muitos não têm dinheiro para tamanha façanha e dormem nos albergues da vida que são oferecidos aos moradores de rua. Uma sina que se repete em todas as grandes capitais brasileiras pela hipocrisia dos políticos, que oferecem um salário mínimo pífio com a desculpa de que a previdência vai quebrar pura mentira. Se eles desonerassem os patrões, oferecessem nos mercados os produtos da cesta básica sem impostos, reduzissem os impostos para compra dos eletrodomésticos e acabassem com os preços superfaturados dos lojistas. Além de reduzir os gastos com o governo, e por fim, fizessem uma reforma tributária honesta todos ganhariam e ficariam satisfeitos com a nação. O Brasil em nada sairia perdedor nisso, pois a produção aumentaria e o consumo também, os juros cairiam e a nossa economia se manteria firme. Até porque, ela é amparada nos tributos que pagamos no consumo interno e nas altas taxas de juros cobradas por aqui, pois no Brasil político não pensa em longo prazo, só pensa na reeleição, e por isso não vemos o verdadeiro PAC acontecer.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Tributo à Liberdade de Fato - Mensagem de Texto


Ouvindo os tributos aos roqueiros mortos Cazuza e Raul Seixas, percebi que as suas composições atingiam a classe militar que se encontrava no poder. Mas percebi algo inusitado: como ainda estão atuais essas músicas! Aí, eu pergunto: tiraram a farda do poder e os mesmos erros são repetidos disfarçadamente, e no que tange a luta armada, os militares lutaram contra os comunistas que hoje se encontram no poder, não é contraditório isso. Qual é a liberdade que estamos querendo afinal?

Eu tenho medo, disse uma atriz global atônita, no ano de 2002, com a possibilidade de um candidato do proletariado assumir o poder. Na época ninguém entendeu muito bem o porquê de tanto medo, já que a ditadura militar havia passado a quase dez anos. Mas hoje a realidade mostra que ela tinha razão e, em cada canto que passamos é fácil ouvir “eu tenho medo”. Pois os dois governos socialistas que juntos estão há vinte anos no poder não criaram nada para o crescimento real da nação e ainda entregaram “de mão beijada” todas as empresas que Getúlio Vargas e os militares criaram, dizendo que essas empresas eram redutos de marajás e cabide de emprego, e o resultado disso tudo está na piora dos serviços prestados a sociedade brasileira.

O governo populista e não nacionalista que temos, só pensa em se permanecer no poder, é assistencialista e não atende a sociedade como um todo. Contraria a vontade soberana do povo brasileiro nas necessidades mais elementares como a saúde, a educação e o combate da corrupção. Daí, é fácil perceber a crescente ação dos criminosos e a apatia dos governantes e políticos que nada fazem para inibir a continuidade da violência no Brasil, e isso teve início no governo carioca de um desses comunistas inimigo dos militares, logo na abertura dos anos oitenta. Mas voltando para o momento atual, a apatia na realização do verdadeiro PAC, a não redução dos gastos públicos, a não reforma tributária e a fabricação de uma geração “nem nem”, aqueles que não estudam e, nem trabalham colaboram para o pessimismo do povo brasileiro.

Esse governo que pretende criar uma ditadura branca traça os seus planos nos porões da obscuridade e são vingativos com quem ouse se levantar contra eles. Seus acordos com outras nações não são nada comerciais, e sim, ideológicos, mesmo que a nação perca muito com isso e o povo brasileiro empobreça ainda mais. Portanto, eu não posso negar que tenho medo que no próximo ano (2014) a corrida presidencial possa deflagrar uma instabilidade a exemplo do que ocorre no Egito. De um lado o proletariado, (os que trabalham de verdade) pedindo socorro às forças armadas, do outro os beneficiados pelo programa bolsa família, orquestrados pelos marxistas de plantão. Tudo isso pela falta de sensibilidade dos atuais mandantes da nação, que não se abrem para a possibilidade de um acordo razoável que agrade toda a sociedade.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Trilogia da História - Mensagem de Texto


Em cada canto tem um pouco de nossa história, seja um prédio, um monumento grandioso ou mesmo as várias estátuas espalhadas pelas praças da cidade e pontos turísticos. Um pena as nossas escolas não terem essa sensibilidade cultural, ao ponto de provocar nos alunos o interesse por essa história. Visitas constantes a esses lugares e pesquisas valendo notas seriam de grande valia, para que o esquecimento não viesse a ser palavra de ordem.  Mas me parece ser cultural ou no mínimo uma maldade a memória curta do brasileiro, e quando resolvem se lembrar do passado se amparam a uma determinada rede de televisão que acha que tudo deve ser lembrado em forma de deboche ou comédia, transformando a nossa história numa verdadeira peça de mau gosto. Uma afronta às pessoas que construíram com muita labuta essa história. Mas, graça a Deus apareceu um jornalista muito lúcido e com a responsabilidade que todos esperam de um historiador, algo que não era o seu ofício, mas acabou se tornando pelo seu grande interesse e vontade de se aproximar da verdadeira história da nossa nação. Estou falando do renomado jornalista e agora também historiador e Beste Seller, Srº Laurentino Gomes, autor da trilogia 1808; 1822 e 1889. 

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Da Comunidade a Sociedade - Mensagem de Texto


Vivíamos em comunidades e éramos mais felizes. Lembro-me quando criança que os vizinhos se respeitavam mais e, eram quase que da mesma família. Caso o filho de um fizesse alguma travessura e fosse flagrado nela por qualquer vizinho a surra era certa, pois ele falava com os pais que lhe davam total credibilidade. Mais tarde, no começo da adolescência as paqueras eram muito bacanas. Todos se envolviam cheio de paixão, as conversas eram só a respeito da pessoa amada e nos domingos as peladas e os campeonatos de várzea, além é claro, dos grandes bailes de domingo à noite. Mas o tempo passa e tudo muda, hoje vivemos em sociedade e a tecnologia está mandando bem. As pessoas não se respeitam e não se consideram mais como antes, é tudo muito artificial em qualquer relacionamento. As ferramentas da Internet cada vez mais turbinadas afastam ainda mais as pessoas, e os vizinhos viraram meros estranhos. Até nos relacionamentos amorosos as coisas estão mais difíceis, uma pena! Acredito piamente que dois jovens ao nutrirem interesse um pelo outro nos dias de hoje, eles não tem a coragem de conversar olho no olho, preferem conversar pelo facebook, ali são mais despojados, mas ao se encontrarem mostram serem introvertidos por causa dessas parafernálias tecnológicas que os inutilizaram na questão do relacionamento de qualquer natureza. No inicio a humanidade se reunia em clãs, depois em pequenas comunidades dentro de suas nações, agora estamos em plena sociedade e pelo andar da carruagem desse mundo terminaremos como robôs, vivendo obesos e sem afeição para com o próximo, então chegará o fim, e sem motivação alguma para viver por aqui.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Mulheres Borrachas - Mensagem de Texto


Quando eu era jovem a moda feminina no Rio de Janeiro era totalmente diferente. As moças queriam ter os seios pequenos e ficavam bem bronzeadas, os pelos dos seus corpos era dourados, a parafina funcionava bem junto à água oxigenada e os cabelos sofriam uma mudança de lisos para ondulados no tratamento de permanente oferecido pelos salões de beleza. Por fazermos parte de um povo que vive no litoral e a quarenta graus de temperatura, naturalmente tudo se resumia a uma apresentação pessoal nas belas praias cariocas, até hoje todos os esforços vão nesta direção. Mas, infelizmente no momento atual nós caminhamos por uma estrada nada boa, as mulheres estão exagerando em suas performances. Hoje elas passam horas em academias deformando os seus corpos, tomam remédios que mudam o timbre de suas vozes, muitas parecem homossexuais falando, uma coisa horrível que tem contagiado bastante as jovens dos nossos dias. Você não sabe mais quem é natural ou quem se turbinou. Algumas vão ao exagero e buscam constarem no livro dos recordes, como aconteceu com uma jovem morena que colocou três litros de silicone em cada seio. Elas fazem de tudo, colocam silicones no bumbum, panturrilha, excesso de botox pelo rosto e encaram qualquer açougueiro que diz ser cirurgião plástico para virarem mulheres borrachas. Algumas aplicam até silicone industrial, um perigo em busca da forma ideal. Poucos dias atrás eu vi uma reportagem que uma jovem advogada permitiu que aplicasse no seu bumbum um líquido medicinal a base de alumínio, esse material endurece a carne ao ponto de a mesma ficar dura como um osso, por pura vaidade. Agora ela está internada há quase quatro meses e já fez mais de quarenta cirurgias para retirar o material indesejado que inflamou bastante e causa muitas dores, além de ter que carregar as marcas da bobagem que fez para o resto de sua vida. Agora restou-lhe agradecer a Deus todos os dias por ainda continuar viva.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Os Drones - Mensagem de Texto


A sensação atual é a utilização dos drones por parte das forças militares americanas, mas tais aparelhos estão sendo diversificados e atraindo várias áreas. Aqui no Brasil a primeira aquisição teve como intenção a vigilância das nossas fronteiras por parte do Exército Brasileiro, depois foi à vez da polícia carioca, agora já sendo utilizado por alguns programas de televisão, inclusive os de humor, mas não podemos ignorar esse tamanho avanço. Infelizmente algumas pessoas contrárias a esta criação tentam desconsiderar a iniciativa dos EUA para proteger os seus pilotos. Esses drones atacam de forma precisa e nós precisamos bastante deles para sobrevoar favelas onde marginais estão armados até os dentes, assim os erros seriam menores num ataque a distância pela polícia, e só morreriam os bandidos, enquanto os policiais estariam protegidos pelas imagens em suas ações autorizadas pelo governo de estar atirando em inocentes, além de evitar a corrupção pela falta de contato entre os lados. No desmatamento das nossas florestas também seriam muito eficientes para filmar os verdadeiros desmatadores e incendiários do nosso verde. O Governo do Brasil deveria ser menos hipócrita e investir pesado nesta técnica que tem dado muito certo e com certeza vai ser o futuro da aviação dentro das forças militares. Construir drones de vários tamanhos e com a capacidade de combate letal quando for necessário é de suma importância para a defesa da nossa pátria, até porque, daqui a alguns anos os drones serão a sensação em todos os cantos do planeta. Precisamos urgente de nossas Forças Armadas fortes, para impor o respeito necessário a nossa nação. E para a Força Aérea seria uma grande perspectiva de um futuro mais promissor nas suas atribuições que é a defesa nacional.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Eu e Você - Mensagem de Texto


Agora as máscaras estão proibidas nas manifestações cariocas. A tentativa é evitar os vândalos que não se cansam de destruir o centro da cidade do Rio de Janeiro. O charme daquela máscara "V" era tudo de bom, acredito todos terem vontade de usá-la pelo menos uma vez, mas os políticos reagiram às manifestações pesadas e às vezes inconsequentes por parte de algumas pessoas. Como nada na vida é perfeito, e no que tange ao uso de qualquer máscara, essa atitude atinge o bom humor dos cariocas e até do povo brasileiro que nada fica a dever a nós cariocas no bom humor, aí, eu vejo uma grande perda nacional. O uso de qualquer máscara é hilário, é uma forma bacana de protesto em qualquer situação, mas os aproveitadores que parece ter partidos nanicos por trás de suas ações destroem toda criatividade do povo brasileiro. Eu digo brasileiro, porque os parlamentares cariocas serão imitados pelos do Brasil afora. Agora como ficamos nós? Somos um povo criativo e bastante diversificado, mas as astúcias dos políticos brasileiros são uma coisa de fazer inveja a qualquer país sério. Essa gente conta com a ignorância da maioria dos eleitores e os interesses de alguns, com a memória fraca e o desinteresse da grande massa com a política. Além do mais, eles já sabem que as ferramentas da Internet tem aproximado nossa gente, pessoas que em outras épocas jamais conseguiriam aproximação, mas através da WEB são quase como irmãos, amigos de fé, vizinhos virtuais que juntos se indignam diante de tantas falcatruas que passam a frente dos nossos olhos. Temos que estar atentos, pois a próxima intervenção pode ser contra o povo online para nos distanciar e fazerem com o dinheiro público o que quiserem. Eles comprarão favores, lutarão com todas as suas forças pelos seus interesses políticos e pessoais sem qualquer constrangimento e sem oposição. Eles não ouviram as vozes das ruas, arrancaram as máscaras de nossos rostos e agora fitam os seus olhos na direção da Internet. A punição dos mensaleiros, a nossa grande esperança corre sérios riscos de virar pizza, alguns juízes do STF já voltaram atrás, e nós não temos mais a quem recorrer. Só ficamos eu e você.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Dia de Malhar Judas - Mensagem de Texto


Pela fresta da janela a vizinha assistia a tudo, não perdia nada. O seu grande faro para os acontecimentos parecia muito apurado, ela pressentia tudo ao seu redor.  Enquanto isso, a garotada se movimentava para anotar todos os escândalos no decorrer daquele ano para não faltar nada no boneco que seria malhado. Todos os anos eram assim, enquanto a vizinha tomava conta da vida dos outros pela fresta da janela, ela era observada também..., pois o seu nome jamais faltaria no boneco de sábado de aleluia.

Enquanto contabilizavam os dados, a molecada queria buscar também informações sobre o que essa tal Dona Carmem sabia, até porque, ela estava muito mais atenta do que eles que tinham horas para dormir. Daí, eles foram só anotando o que chegava até eles, como no caso do Jessé com a Piruna, que se relacionaram as escondidas, o tal do Manoel Chita que casou com a boca de cantor e certo sujeito que se encontrava as escondidas com a vizinha, mulher de um sujeito com apelido de passarinho, ele estava invadindo a sua gaiola quase todas as noites, entre muitas outras anotações difamatórias.

Nesta madrugada de sexta para sábado a vizinhança não dormia, todos temiam que seus erros fossem parar no tal Judas. Eram cartazes reveladores e comprometedores, ao ponto de mexer com a moral até de quem não fez nada de vergonhoso durante o ano. Aqueles que não viviam das frestas de suas janelas, tomavam conhecimento de todas as ocorrências através dos bonecos de Judas ano após ano, uma tradição que se encontra em desuso, devido a tanta confusão que sempre causou por toda circunvizinhaça, alem é claro, por causa da violência atual também.

Uma pena essa brincadeira saudável se tornar tão ofensiva, ao ponto de ter levado as pessoas ao aborrecimento em várias ocasiões, privando as crianças das tradições de outras épocas. 

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Vida de Poeta - Mensagem de Texto


Já dizia o grande poeta Fernando Pessoa, que essa classe é constituída por elementos fingidores. Mas ser poeta é muito mais do que isso, ser poeta é ser um elemento denunciador dos sentimentos alheios, ou até dos próprios sentimentos, mesmo que disfarçados e não assumidos. Ser poeta é ser como aquele vizinho que vive debruçado na janela observando a vida alheia, mas com um olhar mais apurado e sensível a tudo o que passa. Não para denegrir, mas para exaltar tudo de bom que existe ao redor das pessoas, que pela correria do dia a dia não o percebem.

Quando nasce algo dentro desses corações ternos e atentos a tudo a volta, as coisas mudam na vida de quem recebe essas preciosas palavras que soltas não falam quase nada, mas quando se juntam pela sensibilidade desses autores especiais da nossa literatura, tudo se transforma. A vida dos poetas, às vezes não é tão romântica do ponto de vista prático, mas quando ele entra no universo dos sonhos, das imaginações ou das emoções, as suas inspirações se desprendem naturalmente e acabam refletindo e externando sentimentos inigualáveis em qualquer tempo ou lugar.

Os poetas são uma classe de pessoas especiais que transpassaram o tempo em que viveram, e quem os lê atentamente percebe esses períodos. Vê também como os seus versos se aplicam ainda em nossos dias, mesmo as pessoas estando mais frias no que tange ao relacionamento de amor, onde muitos impedem a possibilidade de uma entrega total. Quanto aos poetas contemporâneos as suas visões e seus escritos são para todos os gostos, alguns voltam no tempo, outros são bem atuais..., existem também os reflexivos assim como eu, que buscam resgatar a identidade do homem honesto e de bom caráter de épocas recentes, mas existem também aqueles cujas visões são como de águias, eles enxergam mais longe, são os mais apurados nesta vertente da literatura.

A vida poeta tem como intuito trazer emoções sem precedente aos corações sensíveis nos seus momentos de carência. Busca fazê-los sonharem sonhos que entorpecem como uma ação sublime e enérgica. Como também não dizer ser uma obrigação literária, onde eles mostram uma profunda e indefinida vida que não consegue se firmar nos seus propósitos. Até porque, são muito frágeis e de curta distância os olhares de amor e de receio. A admiração sofre uma leve vergonha de não saber o que quer de verdade e, é nisto que o poeta se debruça para fazer de sua vida um solo fértil, e assim, levar os seus leitores a sonharem com flores e frutos. Os ensinam também a viverem na angustia por mais que sofra, e tem mais, os levam a se desprender do passado que não deve aprisionar ninguém, pois as lembranças mexem com as emoções e dilaceram os sensíveis corações.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Senhor Amor e Jovem Paixão - Mensagem de Texto


Certa moça se apresentou diante de sua família frenética e radiante de tanta paixão, o seu amado era um rapaz bonitão, sarado e também muito jovem. Não passou muito tempo para que a mesma falasse em casamento sem a menor responsabilidade com a vida e com ela mesma. A sua avó percebendo a gravidade da situação, já que a sua experiência era vasta neste assunto, resolveu abordá-la para abrir-lhe os olhos, e disse: Evelyn, a sua felicidade tem data para acabar, ela durará entre os exatos 18 a 25 meses, e não se surpreenda quando isso acontecer. A menina num estado de paixão descontrolado achava que aquilo iria durar para vida toda e logo torceu o beiço e disse: Vovó, o Vicente me ama. Essa fala preocupou ainda mais a sua avó que pensou: o caso é mais sério do que eu imaginava, esta é uma verdadeira paixão.

Então, disse a Vovó: O decorrer da sua vida indicará o caminho que deverá seguir. Mas ela perdida na paixão achava que sem o seu amado, o tudo era nada. E o pior é que a cada gesto do rapaz, essa paixão desenfreada ardia ainda mais no seu coração. Nesta paixão o casal estava apostando alto demais, achando que era amor. Eram pacientes quando não deveriam ser numa entrega cega a um sentimento passageiro.

As armadilhas da paixão pressupõe um sentimento perfeito, até porque ninguém vive de provisoriedade quando almeja um sentimento de permanência. Na relação de amor, aos primeiros sinais de afeto, carinho, ternura e compreensão os corações se desmancham, saindo tédio, das mesmices e mergulham num sentimento equilibrado e duradouro para assim poderem construir um caminho juntos (duas pessoas numa unidade dentro de uma dualidade respeitosa).

Sabemos que ninguém assina papel em branco e que se deve ter a certeza da sustentabilidade da relação, para assim evitar momentos desagradáveis no futuro. Pois quando se dá uma banana para todos os que estão à volta querendo ajudar com bons conselhos, percebe-se que não é amor, é paixão, um sentimento descontrolado.

As ações de amor são tão serenas como a entrega de flores que mostram como a amada é especial, mas as ações de paixão é sexo ardente! As ações de amor são cuidadas, já as ações da paixão geram ciúmes desenfreados e brigas por qualquer caso! As ações de amor são na alegria ou na dor, enquanto as ações da paixão são também violentas até ferir a própria dignidade! As ações de amor são para a vida toda, é como um refrigério para alma, mas as ações da paixão tem prazo de validade e no final só sobrarão às dores, os arrependimentos e nada mais! Pois na paixão as coisas são mais intensas e geram apetite voraz, um desejo ardente, um libido aflorado, uma atração em demasia num transloucado querer.

As mensagens desses dois sentimentos devem ser interpretadas de formas mais sutis, com bastante inteligência e com os pés no chão, para não passar pelas situações que Evelyn com certeza irá passar num bem futuro próximo, quando tudo isso acabar. Ela vai sofrer a dor da paixão e só sobrarão as decepções.

Quando se entende o amor se encontra o verdadeiro significado dele, a partir daí, se entende melhor o sentimento de afeição, compaixão e misericórdia num envolvimento de vínculo emocional. O conceito mais comum em uma relação ao amor é o seu envolvimento sentimental com alguém, que naturalmente estimula as partes sensoriais e psicológicas do cérebro dos que amam de verdade. Assim se produz neste ser uma motivação extra para a vida.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Firmado Na Esperança - Prosa Poética


Quantas vezes passamos por situações difíceis? Algumas delas terríveis, a ponto de desvanecer a esperança que ainda existe... quantas vezes nos sentimos sozinhos diante de um gigante chamado problema... daí, qual a tábua da salvação que teremos que nos apegar para continuar vivendo...?

Quantas vezes ao abrirmos a porta da realidade só percebemos desertos em nossa frente, tudo parece não ter fim... quantas vezes a impotência sentida leva tudo a perder diante do mal que se apresenta...!

A tal luz no fim do túnel que aparece para todo mundo, na nossa vez se apaga... a paisagem é sombria e sem encanto... essa luz que parece mais miragem do que qualquer outra coisa para nós é como uma ilusão, pois estamos com os corações sofridos e já perdemos a esperança de fato...!

Quando nada dá certo tudo fica confuso, o abatimento é visível e qualquer pessoa percebe, mas elas não conseguem dimensionar a grandiosidade da adversidade apresentada... e o pior é que a vontade de ajudar dessas pessoas não são insuficientes para digerirem nossas lutas, tornando inglória as tais tentativas...!

A vida de quem se encontra numa total situação adversa, torna-se complexa e perigosa... quando as portas começam a se fechar o perigo ronda essas vidas, a ponto de se sentirem numa areia movediça, sem um porto seguro para sustentá-las...!

Porém, o mais bacana é ver quando a superação fala mais alto no íntimo de alguns obstinados... a palavra desistência não faz parte desses seres, e o mais interessante é vê-los ainda buscando a retidão na vida, mesmo quando parcialmente destruída devido as circunstâncias...!

Colocar a vida nos eixos não é uma tarefa fácil, temos observado tantos crakudos espalhados por esta cidade, alguns sem a menor esperança de melhora e quanto a nós? As adversidades vão nos devorar, sem ao menos a esperança de melhora nos dar? 

Firmado na esperança temos que lutar com muita convicção contra toda e qualquer adversidade, pois não há vitória sem luta... saiba que, quando o seu mundo parecer estar caindo muitos ao seu lado estarão se reerguendo por ter sofrido algo parecido...!

Firmado na esperança não podemos desistir de nós mesmos e nem dos nossos semelhantes, a vida nos cobrará qualquer desleixo no tratar desse assunto tão sério e tão cotidiano...!

Firmado na esperança, acreditamos que alguém superior está assistindo a nossa luta e nos coroará com a eminente vitória...!

Dê espaço para a fé, assim a esperança nos momentos mais frágeis surgirá como socorro.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Sentindo Saudade - Prosa Poética


A saudade é um sentimento maravilhoso quando traz boas lembranças ou se pode matá-la, mas quando tudo isso se torna impossível é desastrosa...!

A saudade faz parte da vida de todos, mas também provoca confusão... na verdade, eu fico a pensar: devemos senti-la ou sofrer em nome dela...?

A saudade é sentimento às vezes maravilhoso, já em outras oportunidades desastroso, pois não tem o poder de trazer ninguém de volta, mas a pior saudade é aquela que sentimos por alguém que está perto...!

Quando sentimos saudade percebemos o quanto fomos felizes e não aproveitamos, e nem sempre ela quer dizer que estamos separados de fato, mas demonstra uma vontade imensa de voltar para aqueles momentos felizes...!

Quando sentimos saudades percebemos que algo carimbou o nosso coração com bastante propriedade e firmeza e até hoje mexe com o nosso interior...!

Quando sentimos saudades percebemos que não valorizamos aquilo que nos foi dado e que hoje nos faz uma falta danada, mas não podemos reconquistá-lo...!

Este sentimento faz com que percebamos a presença de pessoas que passaram por nossas vidas e deixaram um pouco deles conosco, boas lembranças...!

Este sentimento faz os olhos marejarem, a ponto de apequenarmos tudo a nossa volta pela vontade de ver um instante do passado ser revivido...!

Este sentimento faz a nossa alma querer voltar a lugares impossíveis de serem revisitados... o passado já foi, as estrutura dos lugares já não são mais as mesmas, as pessoas presentes ali são outras...!

Triste é ter um sentimento de saudade por coisas que queríamos que acontecesse, mas não aconteceram... amar um passado inexistente é muito ruim...!

Triste é ter um sentimento de saudade que provoca dores sem precedentes... neste momento falta-nos forças para entender o porque de tanto sofrimento...!

Triste é ter um sentimento que enfraquece tanto o nosso ser sem dó nem piedade... daí, eu me pergunto: pra quê plantar saudade se podemos plantar esperança para colher felicidade...!

Acredito que a saudade provocada pela ausência de uma pessoa tão querida pode provocar dores na alma e no corpo, mas também temos outras formas de buscarmos a felicidade...!

Não devemos ficar presos ao passado, mesmo sabendo que ninguém substitui ninguém.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

É Ruim Dormir Sozinho - Prosa Poética


Nas noites frias de inverno, dormir sozinho é terrível... então, porque não se relaciona? As mulheres que andam sozinhas buscam para si, homens de valores, para se unirem no útil e agradável...!

Porque tanta resistência para ser feliz enquanto pode... saiba que o tempo urge e amanhã poderá ser tarde demais... esqueça a fogueira de São João, as batatas já assaram e o quentão esfriou...!

Todas as noites é a mesma coisa, você chega do trabalho, assiste jornal e logo depois a novela, e não tem ninguém para conversar... as quartas posterga o sono para assistir futebol e nada de novo...!

Da segunda sem lei ao globo repórter são as mesmas coisas, rotina chata essa, não é? Os dias cinzentos passam e nada acrescenta a essa vida mixuruca...!

Nem consegue mais conversar com os amigos, eles são os machões românticos do passado que ainda estão em evidência e apesar do tempo, acumulam histórias interessantes que chamam a sua atenção, mas não a sua coragem...!

Você está como se fosse um morto vivo, sem emoções... vive preocupado com o nada, não tem um pinto para dar água... vive só de acúmular bens, mas pra quê?

Quando a morte chegar, ela vem na maioria das vezes sem avisar, outros vão do seu suor desfrutar e sem cerimônias, pois não suaram para obtê-los...!

O pior é que na maioria das vezes, esse tipo de gente torra rapidamente o que o outro levou anos para adquirir, portanto, será que vale a pena abrir mão da felicidade para adquirir bens...?

Se você souber conduzir a sua vida com destreza, conseguirá somar uma boa quantia em dinheiro, ao mesmo tempo em que se relaciona com uma bela mulher, será abençoado com a paternidade e viverá os sonhos de seus filhos...!

Curtirá na velhice a chegada dos netos, eles o completarão e você gostará do resultado final disso tudo... a sua vida sofrerá um renovo, a alegria lhe dará jovialidade e será grato a Deus por tudo...!

Deixará o amargo de uma vida só, a nostalgia fará sentido para você, as lembranças serão boas e na saudade as lágrimas derramadas valerão a pena...!

Deus na criação disse que o homem e a mulher deixariam os seus pais para se tornarem um somente, construiriam família e mesmo vivendo na dualidade, jamais seriam indiferentes à unidade...!

Acorda homem, vai ser feliz, busque uma companheira e jamais volte a dormir sozinho.

domingo, 1 de setembro de 2013

16) Frases e Pensamentos Diversos – Reeditando Junho 2010.


Andai em Espírito porque é vida e paz, nunca haverá leis que os impeçam de viver praticando as suas virtudes. Quanto à inclinação a carne é morte e as suas manifestações levam o homem às práticas de prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices e glutonarias, quem comete tais coisas não herdarão o Reino de Deus.

Toda liberdade é vigiada, seja no mundo secular ou no mundo gospel. No mundo a liberdade sem controle vira anarquia, e por isso somos limitados pelas leis dos homens, já a liberdade cristã está em poder dizer não ao pecado por opção, cumprindo assim os mandamentos divinos com alegria, até porque liberdade é sinônimo de responsabilidade.

Existem pessoas que estão presas às mágoas do passado como uma planta está presa a sua raiz, sem condições de se libertar. São feridas emocionais que as impedem de se levantar. Feridas que precisam ser tratadas e estas curas têm que ser de dentro para fora para que a restauração seja completa. São pessoas reprimidas de baixa autoestima, incapacitadas de estabelecer relacionamentos íntimos, em alguns casos oprimidas e com constantes mudanças de humor. Essas pessoas precisam entregar suas vidas a Jesus e receberem dele, um tratamento espiritual aonde através da ação do Espírito Santo, seus sofrimentos chegarão ao fim, os tornando livres para amar.

Quando fizer um bem a alguém não espere por gratidão Deus sempre recompensará uma ajuda desinteressada, mas se prepare, pois toda árvore que produz bons frutos normalmente sofre com o apedrejamento, porém não desanime e continue a praticar o bem. Quando ajudar alguém faça em silêncio para não humilhar a quem ajudou, mas nunca se esqueça de que o segredo da felicidade está em amar ao próximo incondicionalmente. Saiba que a benção de Deus está condicionada ao cumprimento dos seus mandamentos pelo seu povo. Se cumprirem serão abençoados, se não cumprirem já estão amaldiçoados.

O diabo veio para roubar a sua fé colocando dúvidas no seu coração, para matar a sua esperança lhe causando desânimo frustração e sentimento de solidão, e para destruir a sua vida e ti levar para o inferno, mas Jesus veio para te dar uma fé absoluta em Deus, para te dar esperança de receber a coroa da justiça e de glória, e para te dar abundância de vida que é a garantia da vida eterna.

Quando praticamos um ato errado e somos descobertos normalmente sentimos remorsos, quando praticamos um ato errado e nos arrependemos nos desculpamos, mas quando nos arrependemos de todos os nossos pecados Deus nos perdoa, retira toda a nossa culpa e nos transforma em nova criatura. Não ceda, a tentação provém dos desejos do coração e se não resistir a ela praticará os pecados que geram a morte espiritual.

O querer é um desejo sincero de a pessoa fazer a vontade de Deus ou simplesmente continuar a ter uma vida sem compromisso com o Pai Celestial, assumindo assim, as consequências futuras de uma condenação eterna. Seja inteligente e recuse essa vida sem propósito com a eternidade, será a melhor decisão que irá tomar a seu favor.

Compaixão é um sentimento nobre que Jesus teve ao dar a sua vida pela raça humana, que estava destinada a condenação eterna. Um amor incondicional que reconciliou os homens com o Pai. Sentir a dor dos outros é algo raro nos dias de hoje, nos levando a valorizar ainda mais a paixão de Cristo.

Ao erguermos as mãos para aceitar Jesus como salvador todas as nossas transgressões são encobertas. Ele escreve o nosso nome no livro da vida, porque nos comprou com o seu sangue lá na cruz do calvário e dos nossos pecados Ele não se lembra mais, pois nenhuma condenação há para aqueles que estão nEle.

Quando uma pessoa descobre a traição de um amigo sofre muito, mas quando essa mesma pessoa ajuda alguém e, é traída por ela, a dor é pior. Traição é burlar a confiança, mas a ingratidão é virar as costas para quem um dia o ajudou.

As nossas alegrias devem superar as nossas tristezas, de igual modo o consolo deve superar a dor, a esperança ao desespero, o entusiasmo ao desânimo, o sucesso ao fracasso, a coragem ao medo, e por fim, a vitória deve superar a derrota.

O pecado é transgressão moral e quando alguém usa a liberdade que Deus nos deu como pretexto para pecar saberá um dia que ele não compactua com essas ações. Quem comete pecado consciente achando que Deus em sua infinita misericórdia irá perdoá-lo está completamente enganado, e quanto a Jesus, ele não voltará mais a terra para ser crucificado novamente.

Esperança é a expectativa de se conseguir algo que se deseja uma palavra consoladora num mundo desolado, algo muito ativo e que exige muito trabalho de quem pretende perseverar nela, é a condição prévia que Deus requer de cada ser humano. Não é uma atitude simples e nem passiva, pois orar para pedir a Deus que apresse o momento de cumprir a sua vontade em nossas vidas e mesmo diante das adversidades não vê as soluções é complicadíssimo.